quinta-feira, 17 de maio de 2012

Liberalização do mercado de trabalho

[Também no Speakers' Corner]

Liberalizar o funcionamento da economia, através da máxima facilitação dos despedimentos, pressupõe um aumento de investimento, dado a diminuição muito significativa dos riscos para os empregadores, e criando assim novos postos de trabalho. Supostamente isso originará um equilíbrio em que se atingirá pleno emprego (ou desemprego residual).

Esse estado permitirá ao trabalhador ter poder, já que não será fácil arranjar um outro para o substituir.

O trabalhador fornece um serviço, que é o seu trabalho, e o empregador funciona como um cliente. O trabalhador terá facilidade de mudar e arranjar outro emprego, caso lhe seja mais conveniente.

É este equilíbrio que se deseja ao liberalizar a economia.

Contudo, afirma-se normalmente que o poder do capital é superior ao do trabalho. Mas numa sociedade como a actual, com mão de obra cada vez mais especializada e informada, e havendo melhor acesso ao capital através do crédito, talvez que se obtenha um melhor equilíbrio de poderes.

Resta confirmar se estes pressupostos de raciocínio estão corretos, seja através de estudos teóricos ou análise de casos reais, para então sustentar que o liberalismo económico é um sistema mais favorável aos trabalhadores do que a rigidez no mercado laboral.

2 comentários:

  1. Na teoria tudo correcto, na realidade é diferente.
    Exemplo, uma multinacional produzirá sempre um bem transaccionável onde o custo fôr menor.
    O facto da OMC não levar em conta o dumping social e ambiental dos Paises em vias de desenvolvimento na economia internacional torna este um jogo de cartas marcadas.
    Pior na minha opinião é que esta medida virá dar razão aos opositores primários e radicais da economia de mercado.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Penso que o livre comércio mundial tem melhorado a vIda dos cidadãos dos países mais pobres, e considero isso positivo mesmo á custa dos mais ricos. Mesmo em termos ambientais locais, a escolha é deles. Já me preocupa mais quando isso pôe em causa o ambiente global, por perda de biodiversidade ou emissão,de carbono.

    ResponderEliminar